A Evolução da Organização do Brasil
Esta Produção de Aprendizagem tem como objetivo para nós futuros educadores, aprendermos como foi a evolução da Organização Escolar no Brasil, porque é através destes conhecimentos que nós estaremos esclarecidos e capacitados para exercermos nossa profissão da melhor maneira possível.
Nossa metodologia adotada nesta PA tem como fonte norteadora nossos livros didáticos, nossas tele aulas, pesquisas realizadas em sites da internet e alguns livros históricos.
De uma forma bem sucinta descreveremos os períodos que foram mais marcantes na evolução da Educação no Brasil, pois eles sofreram as rupturas mais concretas em nossa historia.
A primeira grande ruptura foi no Período Colonial, foi onde se deu a chegada dos Jesuítas em nossa terra, eles trouxeram a moral, os costumes, à religiosidade e os métodos pedagógicos europeus, sendo eles responsáveis pela propagação da fé católica através da catequese.
Eles usavam como métodos de ensino o teatro como instrumento de desenvolvimento da memória e o ensino das letras, este método funcionou por duzentos e dez anos, foi quando houve uma nova ruptura, que se deu com a expulsão dos jesuítas pelo marquês de Pombal, o grande causador da desestruturação da educação fazendo com que ela se transformasse em um verdadeiro caos, pois houve se a abreviação dos estudos tentou se as aulas régias, o subsidio literário, dando se então a estagnação da educação.
Com vinda da família real houve se uma nova ruptura, a organização de escolas normais para o magistério, o ensino secundário exclusivo apenas para alunos do sexo masculino, escolas de direito e medicina, a biblioteca real etc..., a educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundaria, onde pouco se fez. Com a Proclamação da República não houve nenhum processo de evolução marcante.
Na primeira republica deu se a gratuidade da escola primaria e o ensino positivista, já na segunda pública houve se a equivalência entre o ensino secundário e técnico