A produtividade dos trabalhadores ao redor do planeta
Objetivo:
Relatar como o trabalhador pode ter sua produtividade influenciada tanto positivamente quanto negativamente no âmbito de seu trabalho.
As organizações privadas querem aumentar ao máximo sua lucratividade e em consequencia o comportamento organizacional foca nos aumentos dos ganhos empresariais.
Sendo assim os comportamentos e rendimentos individuais ou coletivos dos trabalhadores tem grande contribuição na satisfação dos mesmos em relação ao seu emprego, aumentando seu desempenho dentro da organização.
E com isso são os donos das empresas que acabam ficando cada vez mais ricos, baseado nos estudos do comportamento organizacional.
Entende-se que a produtividade dos trabalhadores tem grande importância tanto que gestores que em diferentes países, tomam decisões para aumentarem cada vez mais os resultados gerados por seus subordinados, tendo assim que investir nessa área.
A Organização Internacional do Trabalho cada 2 anos, faz um extenso estudo para saber os resultados de cada trabalhador por hora trabalhada e em diversos países.
Tendo o trabalhador norte-americano como base , a pesquisa informou que a produtividade brasileira caiu 23% em relação ao norte-americano em 1.998 para 20% em 2008.
Nesse mesmo período a produtividade chinesa aumentou 7% para 16% e a sul-coreana de 51% teve um aumento para 61% .
Porém isso não quer dizer que o desempenho do trabalhador brasileiro tenha tido uma queda tão grande, apenas o crescimento comparado ao norte-americano tenha sido menor.
Entende-se que o relatório da pesquisa estão ligados aos investimentos em tecnologia e capital humano.
O comportamento organizacional pode melhorar o comportamento e a motivação dos trabalhadores no Brasil sem ter que aumentar as remunerações e demais despesas nas organizações.
Parte importante na produtividade do trabalhador diz respeito a qualidade de vida no próprio trabalho.
Na década de 60 iniciativas foram