A procura da felicidade
O filme Procura da Felicidade conta a trajetória de vida de um homem chamado Chris Gardner. Pai de família que luta pela sobrevivência, manter sua família e sustentar seu filho, mesmo com uma condição de vida difícil, luta dignamente, e nunca desacredita que um dia mudará sua vida para melhor, visando sempre ter e dar um bom futuro ao filho. Em meio a essas dificuldades é abandonado pela mulher, e passa a criar o seu filho sozinho. Embora suas condições sejam cruéis, ele não deixa de manter o carinho e ensinar valores ao seu filho, que confia cegamente no pai.
Gardner é vítima de severas dificuldades, vive sob pressão financeira, na mais difícil das situações chega a dormir em abrigos e até mesmo no banheiro de uma estação de metrô. Gardner coloca na sua mente então que chegará lá um dia, e parte para um processo obstinado de tentativa, superando os mais absurdos obstáculos.
O momento mais marcante da história é quando Gardner vê um homem saindo de uma Ferrari em frente a um prédio comercial. Ele então resolve perguntara esse senhor o que ele fazia para poder ter aquilo, e a resposta passam a ser o motivo que o impulsiona a mudar de vida. O homem diz que trabalha como corretor de ações, e que para isto ele precisava saber lidar com pessoa e também com os números. Gardner coloca na sua mente então que chegará lá um dia, decididamente, parte para as tentativas, superando os mais absurdos obstáculos, humilhações, aflições e tristezas.
O que impressiona no filme é o fato dele olhar o sucesso alheio e ter admiração, querendo algo semelhante para sua vida e indo a busca disso. Hoje em dia nos deparamos com o oposto disso, pessoas vêem o sucesso do outro e, por sua vez, tem inveja e se inquietam por isso, querendo muitas vezes destruí-lo sem pensar que para tanto precisam lutar, até que se chegue ao que almeja.
O filme nos traz uma lição muito grande que é sobre nunca deixarmos de tentar, de sempre lutar pelo que