a procura da felicidade
A crença no mundo justo (CMJ) é concebida como uma motivação que nos leva a acreditar que cada um tem o que merece: as coisas boas acontecem a pessoas boas, as coisas más acontecem a pessoas más. Esta crença leva-nos a avaliar as características ou as ações das pessoas de acordo com os seus resultados: se lhe acontece algo mal é porque são maus, se lhes acontece algo bom é porque são bons ou fizeram algo bem feito. Assim, o mundo é sempre justo. À PROCURA DA FELICIDADE relata uma emocionante história de um homem lutando pela sua sobrevivência e a de seu filho. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe de seu filho de cinco anos está sobre uma forte pressão financeira, cansada disso tudo, ela decide partir e deixa-los. Agora o pai solteiro, continua a busca por um emprego usando toda sua habilidade de vendedor. Consegue uma vaga de estagiário numa corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços. Sua esperança é que, ao fim do estágio, ele seja contratado e pela empresa. O problema financeiro e grande e faz com eles sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite. Com determinação, e o amor e confiança de seu filho, Gardner da à volta por cima e é contratado pela empresa.
O personagem se adere totalmente as frases que compõem a escala da Crença do Mundo Justo, “ao longo da vida, as pessoas acabam por serem compensadas pelas injustiças sofridas”, “a justiça sempre vence a injustiça”.
O Comportamento humano é determinado por circunstâncias que muitas vezes escapam ao próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos.