DICOTOMIAS EXISTENTES ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PORANGATU (UUP)
COORDENAÇÃO DE LETRAS
DICOTOMIAS EXISTENTES ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
EverlyKaroline M.F.Gomes
Kamila Costa
Porangatu/GO
Set./2013
DICOTOMIAS EXISTENTES ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
Everly Karoline
Kamila Costa
Resumo:
Este artigo tem como foco apresentar com clareza o conceito de gênero textual, Especificando-os e mostrando que dentro de cada um deles existem “subgêneros” que são chamados de tipos textuais. No dia-a-dia encontramos diversos gêneros textuais: narrativos, descritivos e dissertativos, também existem diferentes tipos: receitas culinárias, relatórios, cartas entre outros e todos estão vinculados ao letramento. A estrutura sócio-histórica enfatiza a importância da comunicação social: Marcuschi defende a comunicação com significado e Bakhtin defende os textos como ferramentas argumentativas, dividindo-os em subtipos, já Bronckart enfatiza o relacionamento social, a criatividade; os gêneros caracterizam-se mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por detalhes linguísticos.
Palavras-chave: gêneros textuais, texto, conceito, e escrita.
A língua é um fato social, no sentido de que é um sistema convencional, adquirido pelos indivíduos no convívio social. Mais precisamente, ele aponta a linguagem natural que permite ao homem construir uma língua. (SAUSSURE, 1963, P 23)
INTRODUÇÃO
Um pergunta bastante comum é esta: o que são exatamente os gêneros textuais? É comum confundir-se entre as definições de gêneros e tipologias textuais. Existem muitas dúvidas com relação à correta, ou pelo menos, a mais provável definição de conceitos. Não é aconselhável que se faça distinção entre as duas ideias sem serem analisadas de modo claro. Trata-se de distinguir entre o que se concordou nomear de tipo