resenha descritiva de gêneros textuais
Nicole
Resenha descritiva de gêneros e tipos textuais: Luís Antônio Marcuschi
Paranaíba, 2013
Luís Antônio Marcuschi se graduou na Alemanha como Doutor em filosofia da linguagem e pós-doutor em problemas de língua oral e escrita. É professor titular em linguística do departamento de letras da UFPE, la leciona na graduação e pós-graduação, onde também criou o núcleo de estudos linguísticos da fala e escrita NELFE. É um dos fundadores da ANPOLL, além de ser membro de diversas associações cientifica sobre linguagem. Possui diversas publicações como artigos e livros, sendo que muitos podem ser considerados pioneiros na área linguística.
Segundo Marcuschi, 2002, gêneros textuais são fenômenos históricos ligados a aspectos socioculturais, que permitem a comunicação no dia-a-dia, criados conforme a necessidade comunicativa demandada, por isso nota-se que sociedades mais evoluídas e mais tecnológicas possuem maior quantidade de gêneros que as antigas. Eles são também muito maleáveis, seu ponto principal é a função comunicativa, cognitiva e institucional, sendo sua forma uma característica secundaria de difícil definição, com inúmeras denominações que surgem com a mesma facilidade que se extinguem, ainda assim não se pode ignorar tal característica, pois em alguns casos é a forma que permite identificar o gênero, assim como o meio de comunicação e ambiente em que será exposto o texto.
As novas tecnologias proporcionaram, com seu uso recorrente e influencia na comunicação, o aparecimento de novos gêneros que possuem semelhanças com outros já existentes, mas com muitas características próprias e independentes. Uma característica importante que a tecnologia trouxe foi a quebra da dicotomia entre a linguagem oral e escrita.
Há uma grande confusão entre gênero e tipo textual. É o gênero textual que possibilita a comunicação e a ação