Gêneros Textuais
CONCEITO: os gêneros textuais são textos de variadas características, de qualquer natureza, sendo eles literários ou não. Cada gênero tem sua estrutura e sua função social, que são aplicados de forma que organize a linguagem de acordo com o seu gênero. Eles fazem parte do nosso cotidiano, por exemplo, um telefonema, um bilhete, uma receita culinária, a lista de compras do supermercado, bate-papo virtual, etc.
CONCEITO DE RESENHA: é a análise de um determinado objeto, descrevendo os aspectos importantes, é a apresentação de forma resumida do objeto analisado. O objeto da resenha pode ser de qualquer natureza, como um jogo de futebol, um filme, um livro ou uma peça de teatro. Podemos classificar a resenha como descritiva, crítica ou científica, para isso precisamos tratar do objeto analisado de forma resumida, apresentando o maior número de informações possíveis para que o leitor possa se orientar do que se trata. Resenha descritiva, como o próprio nome já diz, descreve o objeto analisado, com todos os pontos importantes, de forma que traga ao leitor tudo o que ele precisa saber de forma resumida. Resenha crítica deve apresentar o posicionamento do resenhista, e assim a partir da sua opinião, fazer a crítica de forma positiva ou não sobre determinado objeto, porém sem demonstrar sarcasmo ou uma condição que deixe o assunto tratado engraçado. Resenha científica ou resenha acadêmica é a resenha feita dentro de sala de aula, dentro das universidades, com base na leitura motivada ou não de trabalhos científicos.
Os gêneros textuais estão incluídos no nosso cotidiano de forma que na maioria das vezes não nos damos conta, e em outras nem pensávamos que poderíamos estar tratando sobre o assunto. Uma simples conversa no telefone nos traz um tipo de gênero textual, um bilhete deixado a alguém, enfim, nosso dia a dia se resume em gêneros textuais.
A intenção desse trabalho é de forma básica e resumida trazer um pouco do assunto para aprimorar o nosso