A procura da felicidade
De acordo com Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na parte baixa da pirâmide estão às necessidades primárias (fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (auto- realização).
Baseado nestas informações, podemos visualizar essa teoria em forma de pirâmide e abordaremos melhor este assunto analisando o filme “A PROCURA DA FELICIDADE”, que se enquadra perfeitamente a teoria de Maslow.
Primeiramente, identificamos às necessidades fisiológicas, que é o nível mais baixo de todas as necessidades humanas. Neste nível encontram-se as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), do desejo sexual, etc. Essas necessidades faltavam para Gardner, pois observamos no inicio do filme que ele se vê em um verdadeiro abismo e não encontra solução imediata que resolva a sua crise financeira. Diante desta situação, sua mulher o abandona e deixa a responsabilidade de criar o filho inteiramente com ele. Em seguida vem à necessidade abrigo, situação que ocorre quando Gardner chega ao ponto de dormir em albergues, banheiros públicos, tendo em todo momento a companhia do seu pequeno filho, que o motivava a persistir com seu sonho de melhorar a situação em que se encontrava. Gardner chegou ao fundo do poço. Não tinha suas necessidades básicas atendidas e qualquer estímulo que se lhe fosse oferecido agiria sobre a sua motivação.
Logo em seguida vem a