A PRIMEIRA CIDADE DO MUNDO E A PRIMEIRA CIVILIZAÇÃO
É muito difícil dizer realmente qual foi a primeira cidade do mundo: para a ciência contemporânea, o que é verdade hoje pode não ser amanhã: tudo depende das novas descobertas, principalmente em se tratando de arqueologia. Segundo os livros de História destinados aos alunos do ensino fundamental e médio, principalmente os livros dados pelo Governo, a primeira cidade do mundo seria Quish, seguida por Eridu, Nipur, Uruk e Lagash.
Estas cidades deram origem à Mesopotâmia, e à que seria a primeira civilização humana, chamada de a civilização Suméria. Estas cidades foram construídas na região que fica entre o rio Tigre e o Eufrates. Segundo os pesquisadores, estas cidades foram construídas ali devido às facilidades que esta região proporcionava para o desenvolvimento e o comércio da Agricultura. Isto ocorreu por volta de 3.750 a 4.500 a. C.
Por outro lado, escavações recentes lideradas pelo arqueólogo James Mellaar revelaram uma cidade mais antiga que Quish. O nome desta cidade é Catalhöyük, e fica na Turquia. Até o momento, estima-se que a origem desta cidade data de 9.000 a. C. Ao contrário de Quish e outras cidades sumerianas, Catalhöyük desenvolveu-se graças ao sal - o sal era a moeda na Antiguidade.
Ainda, há a cidade de Jericó, na Palestina, cuja origem evidência para 9.000 a. C. Estava situada às margens do rio Jordão, a 8 km do Mar Morto e aproximadamente 27 km de Jerusalém. As suas ruínas estão a meio km da Jericó atual.
Segundo os arqueólogos, Jericó passou por vários "assentamentos", ou seja: vários povos se assentaram nela. O primeiro assentamento foi feito por um povo desconhecido. Assim como todos os povos que se "assentaram" em Jericó, eles foram atraídos pelo fato de Jericó se situar numa região cujo solo era muito frutífero e rico, e pela abundância de água.