A preocupação com o meio ambiente: desafios e soluções
Turma: CA
A preocupação com o meio ambiente: desafios e soluções
O crescimento das cidades nas últimas décadas foi acentuado e contribuiu para o aumento da produção de resíduos sólidos em todo o planeta. Tal aumento cria uma enorme preocupação, já que é necessário que haja um fim ambientalmente seguro para todo este produto. Dessa forma, este tema tem ganhado destaque em grandes escalas, tendo sido, inclusive, discutindo em grandes conferências.
Conforme o artigo de Jacobi e Besen (2011), desde a Conferência Rio 92, governo, sociedade e indústria incorporaram prioridades à política sustentável de resíduos sólidos.
Incluem-se nessas prioridades a redução de resíduos nas fontes geradoras e a redução da disposição final do solo, a maximização do reaproveitamento, da coleta seletiva e da reciclagem como inclusão socioprodutiva dos catadores e participação da sociedade, a compostagem e a recuperação de energia. (JACOBI, P.; BESENG, G., 2011, p. 135)
Ainda no Rio 92, foi apresentada a Agenda 21, que é um programa de ação que afirmava que “o desenvolvimento não deve ser alcançado sem que a proteção ao meio ambiente seja integrante do processo” (ALCÂNTARA, P.; LAHR, F., 2009, p. 36), ou seja, deve haver desenvolvimento sem degradação do ambiente.
Outro programa criado em torno deste problema foi o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Este critica o modelo de desenvolvimento, afirmando, segundo Alcântara e Lahr (2009), que o desenvolvimento deveria ser sustentável.
Para vencer esse desafio da sociedade moderna, é imprescindível que as ações propostas por estes órgãos sejam cumpridas e novos projetos sejam