Etica moral e cidadania
TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES – TURMA B
ÉTICA, MORAL E CIDADANIA
GLOBALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
FERNANDO DE SOUZA FELIPE – ÉTICA, CIDADANIA E ORGANIZAÇÃO
PROF°. EDSON TREVISAN
PRESIDENTE PRUDENTE – SP
2013
Sumário
Introdução 3
Ética, Moral e Cidadania 4
Ética e Moral 4
Cidadania 6
Globalização e Participação Politica 7
Globalização 7
Participação Politica 7
Introdução
Este trabalho tem como objetivo, mostrar a importância do conhecimento da ética, moral, cidadania, globalização e participação política para o profissional de redes de computadores.
Ética, Moral e Cidadania
Ética e Moral
A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político... Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada: justifica-se se dizendo universal, supostamente válida para todos.
Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.
A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Não se deve confundir aqui a teoria com o seu objeto: o mundo moral. As proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a mesma coerência a fundamentação das proposições científicas. Ao contrário, os princípios, as normas ou os juízos de uma moral determinada não apresentam esse caráter. E não somente não têm um caráter científico, mas a experiência histórica moral demonstra como muitas vezes