A Pratica do Lobolo no Sul
Introdução 3
Objectivos 3
Metodologia 3
1.A pratica de Lobolo na zona sul de Moçambique (Maputo) 4
1.1 Breve Historial acerca do Lobolo 4
1.2 Funções do lobolo 5
1.3 Procedimentos técnicos 6
1.4 A nova Vida no Lar 7
1.5 Procedimentos compensatórios do Lobolo 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Em Moçambique, o lobolo constitui uma prática importante na sociedade urbana. Isso deve-se ao facto de o lobolo permitir estabelecer uma comunicação entre os vivos e os seus antepassados e a criação ou o restabelecimento da harmonia social. Ele inscreve o indivíduo numa rede de relações de parentesco e de aliança tanto com os vivos como com os mortos. O lobolo faz parte da identidade individual e colectiva, ligando seres humanos e mortos numa rede de interpretações do mundo e num conjunto de tradições em contínuo processo de transformação.
Nessa ordem de ideias, por meio desse trabalho científico, pretende-se apresentar de uma forma abrangente a prática do lobolo, onde ira se focalizar de modo particular a zona sul do país.
Objectivos:
Geral
Compreender á prática do lobolo na zona sul de Moçambique
Específicos
Apresentar um breve resumo do historial do lobolo
Indicar as Funções do lobolo
Descrever os Procedimentos Técnicos da prática do lobolo
Metodologia
Para a concretização deste trabalho, houve a necessidade de se auxiliar com internet assim como obras Bibliográficas.
1.A Prática do Lobolo na Zona Sul de Moçambique
1.1.Breve Historial a Cerca do Lobolo É uma prática cultural que consiste em presentear os familiares da noiva com vista a conquistar uma união matrimonial dentro da mesma. Em Moçambique, o lobolo constitui uma prática importante na sociedade urbana. Isso deve-se ao facto de o lobolo permitir estabelecer uma comunicação entre os vivos e os seus antepassados e a criação ou o restabelecimento da harmonia social. Ele inscreve o indivíduo numa rede de relações de parentesco e de aliança tanto com os vivos como com os