lobolo
O lobolo é uma prática cultural por meio da qual se unem duas pessoas de sexos opostos pelo casamento condicionado ao pagamento real ou simbólico de um dote. Neste âmbito o presente trabalho tem como finalidade fazer uma abordagem sobre o lobolo no sul de Moçambique. Neste trabalho, esta descrito o procedimento do lobolo, Factores que podem contribuir para a dissolução do casamento, Significado Histórico da Pratica do Lobolo, Funções do lobolo Vantagens e desvantagens do lobolo.
A estrutura do trabalho subdivide-se em, introdução, objectivos, metodologia, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. Os objectivos deste trabalho quanto ao seu campo de abrangência, classificam - se em: Objectivo Geral:
Descrever o lobolo no sul de Moçambique. Objectivos Específicos:
Explicar as funções do lobolo no sul de Moçambique;
Identificar as vantagens e desvantagens da prática de lobolo;
Mencionar os factores que influenciam negativamente no casamento.
Metodologia Para a realização deste trabalho, usou-se como metodologia a revisão bibliográfica do manual de antropologia sócio-cultural, também fez – se uma pequena entrevista ao senhor Tomas Ernesto Buque, para melhor perceber-se como é feito o lobolo no sul de Moçambique.
Lobolo no sul de Moçambique
Lobolo é uma prática cultural por meio da qual se unem duas pessoas (homem e mulher) pelo casamento condicionado ao pagamento real ou simbólico de um dote.
O lobolo é feito a partir de um acordo entre a família do homem e da família da mulher.
Processo de Lobolo
O jovem que pretende contrair o casamento, informa os seus pais ou padrinhos sobre a sua intenção e estes marcam uma agenda de visita a à família da pretendida noiva com finalidade de informar – lhe da pretensão do seu filho/afilhado. Uma vez recebidos os hóspedes estabelece – se garantias, através de uma lista contendo a descrição dos artigos que serão objectos do próprio lobolo. A lista inclui roupa para os pais da noiva, para