A praga do plágio
Davi Antônio Miranda Resende¹
Anselmo Belenti¹
RESUMO
Este artigo visa discutir e apresentar o costumeiro uso do plágio em textos acadêmicos, trabalhos estudantis e universitários. O ato de plagiar inibi a capacidade de expor ou produzir textos próprios e originais.
Palavras-chave: Plágio. Internet. Pesquisa. Professor.
ABSTRACT
This article aims to discuss and present the customary use of plaigiarism in academic texts, student work and college. The act of plagiarizing inhibits the ability to expose or produce own texts and originals.
Keywords: Plagiarism. Internet. Search. Teacher
Em estudos e concílios realizados sobre o tema, foram abordados vários aspectos onde dois se destacam:
- A internet é um meio que incentivou o aumento do plágio, devido facilidade a informações.
- Do mesmo modo, os plágios menos tradicionais são utilizados devido à dificuldade de identificação.
Trechos de textos que estão entre aspas e são usados em artigos próprios caracterizam a intervenção, sendo passível de anulação. As reportagens da imprensa (Folha de São Paulo, 2006; Garschagen, 2006; Rabelo, 2006; Goulart, 2007) apresentam a preocupação com o tema que amplificou-se nos últimos anos, devido o aumento da população estudantil universitária e dos usuários de computador.
O aumento do plágio nas universidades fez com que os professores despertassem a criação de métodos, que tem como objetivo minimizar esta prática. A grande preocupação é a falta de estrutura educacional que proporciona deficiências e impulsionam os praticantes do plágio.
Em certos casos, é notado que alguns docentes têm opiniões em favor da prática, defendendo que só pelo motivo do discente ter feito a pesquisa e ter se esforçado para tal, não dão a devida importância ao assunto.
É função e obrigação do professor esclarecer o aluno a falta de ética no ato de plagiar, aquele que não se importa com o assunto falha no seu papel como educador. Existem educadores que