Trabalho sobre Plágio
Etimologia da palavra Plágio
Para se discorrer o Plágio, é importante conhecer a origem da palavra:
Plágio - Provém do latim plagium: ação de roubar uma pessoa, seqüestrar, vender homens livres como escravos, relacionada ao verbo plagio, com significado análogo, de modo que a etimologia implica um ato criminoso (LEWIS, Charlton T., SHORT Charles. A Latin Dictionary. Página visitada em 30/12/2013).
Significado de Plágio
E o que significa o Plágio:
[...] Significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria. O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original. (Site: http://www.significados.com.br/plagio/; Acesso em 10/10/2014).
Como se caracteriza o Plágio
O plágio se caracteriza conforme citado pelo Dr. Romancini:
O Plágio caracteriza-se como uma falsa atribuição de autoria, uma apropriação indevida de trabalho de um autor por outro indivíduo (o plagiário). Em outras palavras, trata-se da cópia de idéias ou conteúdos de trabalhos de outra pessoa, que são utilizados como se fossem daquele que finge ser o autor legítimo dos mesmos (ROMANCINI, Richard [200?]).
Como evitar o Plágio
É possível evitar o Plágio, realizando citações, sem deixar de informar a origem e o autor do trabalho, da idéia ou da obra. No Brasil é possível seguir a Associação brasileira de normas técnicas (ABNT), que traz a norma de citações n° 10520. Nesta norma é possível verificar as várias formas para citar os autores diretamente e indiretamente.
ALANES, Carlos A. R. de Souza [200-?], comenta sobre 7 passos que podem auxiliar e evitar o plágio:
1. Entender o que é plágio;
2. Estar familiarizado ao assunto que for tratar;
3. Verifique algumas vezes o conteúdo;
4. Identifique suas fontes e suas citações;
5. Mesmo em dúvida, sempre de o