a posiçao da mulher na sociedade atual
A maioria das mulheres do início e meados do século XX se formavam em normalistas ou se casavam e paravam de estudar, pois, antigamente a única carreira mais aceita para a mulher era a de professora.
Em 1996, o então Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza aprovou a nova LDB, que já transitava no congresso há anos. Naquela lei, a mínima habilitação exigida para o magistério passou a ser uma licenciatura (ensino superior), depois foi reabilitado o curso Normal pela portaria E/SUEN número 07, de 22 de fevereiro de 2001, até que não exista mais professor leigo no país.
O curso pedagógico é conhecido por curso normal e seus alunos são conhecidos como normalistas, nome que inspirou um romance clássico da literatura brasileira, A Normalista que por sua vez derivou-se das antigas Escolas Normais instituídas a partir de 1835.
É muito difícil encontrar professores primários homens, mas não impossível, muitos homens se formam como professores primários, enfrentam preconceito, mas ainda assim existem.