A ponte milau
Sua construção começou em outubro de 2001, mas a discussão em torno de seu projeto iniciou-se muito antes. Os primeiros estudos para compor o viaduto datam de 1987, porém, foi apenas em 1996 que se obteve um consenso quanto à abordagem técnica e arquitetônica da obra.
A partir daí, ainda correram anos para o governo francês decidir qual concessionária seria responsável pela ponte. Por fim, a obra começou a ser construída em outubro de 2001, sendo inaugurada em tempo recorde: dezembro de 2004.
A ponte de Millau liga Clermont-Ferrand, região da antiga província de Languedoc, à Espanha, fazendo a travessia do vale do rio Tarn pelo ponto mais alto. É composta por sete pilares de concreto armado, que sustentam o tabuleiro de 2460 metros de extensão. Este, por sua vez, é formado por oito trechos de aço e suportado por cabos estaiados. É a maior pista suportada por cabos no mundo, pesando 36 mil toneladas, com 32 metros de largura e 4,2 m de espessura. A pista destaca-se também pela boa visibilidade que ela condiciona aos motoristas: tem curvas suaves de 20 km de raio e uma declividade de 3% do sul para o norte. A segurança é reforçada com barreiras contra colisão e telas para proteger os motoristas dos violentos ventos locais.
No entanto vale ressaltar que a curva projetada para manter os motoristas atentos, dificultou a vida dos engenheiros, pois era preciso montar um complexo esqueleto com mais de 2078 partes distintas, porém para cortar uma grande quantidade de aço em tempo rápido, de forma precisa eles teriam de dominar uma das maiores forças da natureza.
O aço normalmente é cortado por uma tocha de oxiacetileno, mas este não é um método rápido e fácil, sendo o corte