Pensadores econômicos
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).” Administração é o conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade para a obtenção de um resultado eficaz.
O trabalho apresenta uma visão da estruturação da Economia através dos principais pensadores econômicos e dos administradores, com seus princípios, ideias e aplicações através de suas teorias e que servem de base até os dias atuais para o desenvolvimento e visão de aperfeiçoamento nas diversas áreas de uma organização.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 06
1. Capítulo I - Conceituação 7
1.1 Adam Smith 7
1.2 Karl Heinrich Marx 10
1.3 John Maynard Keynes 12
1.4Frederick Winslow Taylor 13
1.5 Jules Henri Fayol 16
1.6 Max Weber 19
2. Capítulo II - Comparações 23
2.1 Smith x Taylor Fayol, Weber 23
2.2 Marx x Taylor Fayol, Weber 24
2.4 Keynes x Taylor Fayol, Weber 25
3. CONCLUSÃO 26
4. REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO O objetivo do trabalho é conhecer os principais pensadores e administradores econômicos que fundamentaram e aperfeiçoaram o campo de administração geral e mostrar a ligação que a Economia tem com a Administração, apresentando e comparando suas teorias.
Capítulo I – Conceituação
1.1 Adam Smith
Adam Smith nasceu na escócia, onde viveu quase toda sua vida, publicou uma de suas duas principais obras: “The Theory Of Moral Sentiments” um trabalho de filosofia social e moral e passou dois anos na França quando teve contatos com os principais intelectuais franceses, dentre eles os fisiocratas Quesnay e Turgot. Em 1776 publicou sua obra mais importante: “An Inquiry into the Nature and Causes of the Weache