trabalhos
Grandes obras da engenharia “Viaduto de Milau”
Aluno: Marcelo Nunes
Jequié 2014
Introdução
O “viaduto de milau” em francês Viaduc de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.
A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos entre Paris e Barcelona tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota.
Jequié 2014
Tecnica utlizada para a construção
Empresa responsável: Eiffage TP;
Segmento de mercado: a empresa Eiffage TP atua na construção de obras de estrada, linha de bonde e na construção de pontes;
Empreendimento: Ponte estaiada apresentando um pilar com altura de até 245m e vãos repartidos como a seguir: 6x342m e 2x204m. Largura do tabuleiro: 32m;
Sistemas construtivos:
• Pilares: concreto moldado no local
• Tabuleiro: peças de aço pré-fabricadas montadas no local
• Mastros: aço pré-fabricado
Os estudos preliminares para implantação do Viaduto de Millau tiveram início em 1987, por órgãos do governo francês, escritórios técnicos privados de consultoria e especialistas internacionais. Duas opções para cruzar o vale foram estudadas: uma baixa, com uma ponte estaiada clássica sobre o Tarn, viadutos em curva e túneis; e a opção alta, com um único viaduto.
Métodos