trabalho
A oferta e demanda determina o equilíbrio de mercado, o que por sua vez, determina o preço do bem e a quantidade que os compradores adquirem e os vendedores produzem. Naturalmente, preço e quantidade de equilíbrio dependem da posição das curvas de oferta e demanda. Quando algum fato desloca uma dessas curvas, o equilíbrio do mercado se altera. A análise detas mudanças é chamada estática comparativa porque envolve a comparação entre um equilíbrio antigo e um equilíbrio novo.
Ao analisar como algum evento afeta o mercado procedemos em três etapas:
a) Primeira, verificamos se o fato desloca a curva de oferta, a curva de demanda, ou alguns casos, ambas as curvas;
b) Segunda, verificamos se a curva se desloca para a direita ou para esquerda;
c) Terceira, usamos o diagrama da oferta e demanda para examinar como o deslocamento afeta o preço e quantidade de equilíbrio.
EXEMPLO: UMA MUDANÇA DA DEMANDA: Dentre os fatores que provocam deslocamentos da demanda, podemos citar: aumento da renda do consumidor; aumento do mercado, um verão muito intenso afeta também a curva de demanda de produtos de verão, etc. Suponha que em um determinado verão faça calor. Como isto afetaria o mercado de sorvetes? Mais uma vez, para responder à pergunta, seguiremos os três passos
a) O calor afeta a curva alterando o desejo por sorvete das pessoas. Isto é, o clima altera a quantidade de sorvete que as pessoas desejam consumir a qualquer preço. A curva de oferta permanece inalterada porque o clima não afeta diretamente as empresas que vendem sorvete.
b) Como o calor aumenta o consumo de sorvete, a curva de demanda se desloca para a direita. Este aumento na demanda ocorre com o deslocamento da curva da demanda de D1 para D2, como mostra a Figura 1. Este deslocamento indica que a quantidade de sorvete consumido é maior qualquer que seja o preço.
c) Como mostra a Figura 1, o aumento da demanda aumenta o preço de equilíbrio de R$