Ponte de Normandia
1 Introdução
A ponte da Normandia foi inaugurada oficialmente em janeiro de 1995, ela está situada no norte da França, ligando as cidades de Honfleur e Le Havre, sobre o rio Seine. O trecho mais próximo a ponte é pouco ocupado por residências, apresentando predominantemente indústrias nas margens do rio e também está próximo a foz do rio, logo ao mar (Canal da Mancha).
Ela foi construída com o intuito de reduzir o trafego de veículos na já antiga ponte Tancarville, localizada a jusante do rio Seine, levando assim o nome da cidade onde está situada. O projeto foi desenvolvido por Michel Virlogeux, o mesmo que iria projetar o viaduto de Milau, junto aos arquitetos François Doyelle e Charles Lavigne. A parte da construção coube principalmente as construtoras Bouygues, Campenon Bernard, Dumez, Monberg & Thorsen, Quillery, Sogea e Spie Batignolles.
Apresenta um comprimento total de 2143,2 metros e na época em que foi construída, possuía o maior vão de uma ponte estaiada no mundo, com 856 metros. A quantidade de concreto utilizado foi de aproximadamente 70.000 m³ de concreto e 19.000 toneladas de aço. Alguns aspectos que serão apresentados a seguir explicam o motivo de ser estaiada. de aço. Tendo um custo ao final da obra de 465 milhões de euros.
2 Tipo de ponte escolhida
Existem vários motivos para construir uma ponte estaiada, mostrada na Figura 1 e não outro tipo, como uma pênsil. Esses dois métodos são os utilizada até hoje para vencer vãos com grandes dimensões, como no caso apresentado e para essa obra existia o simples desafio de construir a maior ponte do seu tipo no mundo. Assim, serão apresentados dois itens preponderantes para a escolha do tipo da ponte: o solo na região e as características dos cabos.
Figura 2. - Vista geral da ponte da Normandia Primeiramente, a relação entre os cabos principais. Nas pontes pênseis eles são mais caros e apresentam maior nível de dificuldade para a execução do que nas