A política externa brasileira
A política externa brasileira: o que mudou neste começo de século
na ação cultura educação juventude RSS
+
R
Mapa do Site
English | Espanol
S�bado, 22 de Março de 2014
ação em rede
Buscar
A política externa brasileira: o que mudou neste começo de século
Por Administrator
Sex, 04 de Outubro de 2013 08:13
Dando continuidade à série de notícias “Dilemas e desafios da cooperação internacional brasileira: uma agenda em construção” o texto a seguir apresentará algumas mudanças observadas na política externa brasileira neste início de século XXI.
A política externa brasileira ao longo do último século destacou-se pela busca de autonomia e desenvolvimento do país. Ainda que a estratégia de desenvolvimento adotada tenha sido variada – modelo agro exportador no começo do século XX; industrialização com forte proteção do Estado em seguida; orientação pela lógica de mercado no final do século passado; e, atualmente, um modelo que mantém a orientação anterior somada a uma posição fortemente direcionada para a produção de bens primários – essas duas orientações perpassaram todos os períodos desde a Proclamação da República.
Quem Somos
Programas
Pesquisas
Biblioteca
Boletins
Apoiadores
Centro de Eventos
Associe-se
nossos blogs e hotsites
Agenda Cultural da Periferia
Tô no Rumo
Direito à Educação e Acesso à Justiça
Mas as questões referentes à relação com os outros países e aos temas internacionais permaneceram relativamente isoladas do debate público na história do Brasil. O insulamento das estruturas da política externa no Estado, como o Itamaraty, resultou em uma dinâmica na qual os assuntos de natureza internacional pouco envolviam ou entravam na agenda dos atores políticos domésticos, criando uma falsa independência entre assuntos internos e externos. Superar esse insulamento é um dos desafios postos para a sociedade civil brasileira neste início de século XXI.
Dentre as transformações da