Amoxicilina
Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária
Campus de Saúde e Tecnologia Rural
Disciplina: Farmacologia
Prof. Dr. Ednaldo Queiroga de Lima
AMOXICILINA
Patos/PB
1.0 Introdução
Objetivamos com esse trabalho compreender os meios pelos quais as drogas agem e de forma especial os antibióticos. Por meio dos estudos que fizemos podemos compreender os processos de farmacocinética e farmacodinâmica, os quais envolvem a forma que o fármaco age sobre o corpo e a forma que o corpo responde ao fármaco. Pode-se também compreender os fatores que interferem na absorção da droga e na sua ação. Neste trabalho acrescentamos também as contra-indicaçoes da droga como também suas indicações visando o maior aprimoramento sobre os conhecimentos do fármaco em estudo.
2.0 Caracterizações da substância
A Amoxicilina é quimicamente a D-(-)-alfa-amino p-hidroxibenzil penicilina, uma amino penicilina semi-sintética do grupo beta-lactâmico de antibióticos. Tem amplo espectro de ação antibacteriana contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes das células. Tem rápida ação bactericida e perfil de segurança de uma penicilina. No mercado existem alguns medicamentos que utilizam a amoxicilina como princípio ativo. Alguns exemplos são: Agemoxi L.A, Bactrosina, synulox e gentamox.
3.1 Farmacocinética
A Farmacocinética pode ser definida, como o estudo da ação do organismo sobre o fármaco, e apresenta os processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação dos fármacos. O processo de absorção consiste na passagem do fármaco desde o local onde ele é depositado até atingir a circulação sanguínea. Existem as vias de administração pela qual o medicamento pode ser utilizado, tais como: via enteral (oral), parenteral, transdérmica e mucosa. A amoxicilina pode ser administrada pela via