RELATORIO C Q AMOXICILINA
Por
Espectrofotometria da Amoxicilina
1. Introdução
A amoxicilina é um antibiótico semi-sintético da classe das penicilinas. Possui característica ácido-resistente e amplo espectro de ação, atuando contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, sendo largamente empregada no tratamento de infecções do trato respiratório.
A amoxicilina (AMOX) é uma penicilina semissintética que apresenta em sua estrutura química o anel β-lactâmico. Esta substância é um composto orgânico polar, não volátil, com estrutura química e reações de alta complexidade. O seu descarte sem o devido tratamento, seja ele por meio físico e/ou químico, resulta em severos impactos ambientais, como por exemplo a seleção forçada de bactérias resistentes.
Apresenta-se como pó branco, de odor levemente aromático e gosto amargo. Possui peso molecular igual a 419,5 daltons. É pouco solúvel em água: 1:400 e em álcool: 1:1000, praticamente insolúvel em tetracloreto de carbono, clorofórmio e éter. Dissolve-se em soluções diluídas de ácidos e hidróxidos alcalinos.
As formas farmacêuticas sólidas de uso oral (cápsulas e comprimidos) empregadas com a finalidade de obter-se ação sistêmica, potencialmente, geram problemas de biodisponibilidade em função dos aspectos ligados à formulação e ao processo de fabricação Para exercer efeito terapêutico, é necessário que as moléculas do fármaco sejam dissolvidas nos fluidos gastrintestinais e, dessa forma, estejam disponíveis para a absorção. Embora, os adjuvantes farmacotécnicos (excipientes) sejam considerados inertes do ponto de vista farmacológico, podem exercer influência significativa na velocidade de liberação do fármaco. Por outro lado, os ensaios de dissolução in vitro constituem um dos instrumentos mais sensíveis para avaliação das propriedades biofarmacêuticas das preparações sólidas orais.
2. Objetivo
Preparar e identificaratravés do teste espectrofotométrico o comprimento de onda específico da amostra de Amoxicilina
3.