A politica no pensamento antigo
SOCRATES tinha a filosofia como modo de vida, que lhe custou a própria vida, acusado de corromper a juventude, descer nas divindades e ensinar aquilo que não sabia.
Moral : Dedicou-se na investigação racional dos fundamentos de agir humano. Queria levar o homem ao conhecimento de si.
Prática da virtude: seria o autoconhecimento, saber, sabedoria aproxima do que é divino. “ so sei que nada sei” Cada um desempenha uma única tarefa, aquela pela qual é melhor dotado por natureza. Virtude temperança: equilbrio, calma, manteria a ordem, seria trabalhador. Virtude de coragem: guardião, soldado, defender a polis
Lei natural: são aquelas acima das leis dos homens.
PLATÃO discípulo de Socrates, após presenciar o julgamento e morte de Sócrates, começa seu pensamento político na má organização do poder político e elabora um projeto político-pedagogico.
Modelo ideal de polis: poder com o verdadCeiro conhecimento, organizar a cidade segundo as leis instituições essencialmente boas e justas.
Busca da polis incorruptível: porque todos os modos de exercícios do poder, se desvencilhados do conhecimento que conduz ao bem, são imperfeitos.
A teoria cíclica das formas dos poderes.
ARISTOTELES concepção da política como ciência autônoma, discute a origem do estado que é a necessidade de um governo ou constituição política. e que remonta da lei natural.
Teoria da sociedade natural: o estado teria um fundamento natural,, pois seria o resultado de um processo desencadeado pela força da natureza, para ele existe o desejo de viver em sociedade, ou seja um animal político.
Poder: a sociedade pressupõe a existência de um poder encarregado da elaboração e imposição de regras para a convivência social. Então ele propõem a divisão do poder em forma ( Um pessoa, grupo, todos) e em justo ( Realeza, Aristocracia, republica) e injusto ( Tirania, Oligarquia e demagogia). O poder injusto é quando o governo corrompido.
Realeza: uma