A genese do pensamento politico na polis e suas principais contribuicoes relevantes para o mundo contemporaneo
ORIGEM DO PENSAMENTO POLÍTICO NO MUNDO GREGO ANTIGO
Trabalho Final do Curso de Introdução à Ciência Política
Araraquara, Setembro de 2014
1. Introdução:
Os gregos, por intermédio do pensamento racional equilibrado, refletiam sobre o mundo vísivel aos seus olhos. Ao pensar em refletir sobre o universo trilhando o caminho da razão e luz, foi com eles que começou-se o desenvolvimento de um pensamento político.
“ (…) A reflexão política começa com os gregos. Sua origem está vinculada ao racionalismo claro e tranquilo da mente grega. Em vez de se projetar na esfera da religião, como os povos da Índia e da Judéia; em lugar de aceitar o mundo em confiança e de vê-lo sob a luz da fé, os gregos trilharam o caminho do pensamento e, ousando especular sobre as coisas visíveis, procuraram conceber o universo do ponto de vista da razão. (…) ” (Barker, 1978, Pág. 21)
Com o reconhecimento de que os gregos eram seres autônomos e parte independente do universo, passaram a dar maior importância ao andamento das coisas a sua volta relacionados ao seu próprio comportamento. Nesse contexto, tiveram a capacidade de perceber ser independente do Estado que o governava e que ambos tinham a sua importância para a manutenção sadia da prática política. Assim, tornou-se necessário direcionar o pensar político em como relacioná-los e, assim, começaram a fundamentar a tal ciência política como conhecemos atualmente.
“ (…) Não tinham os gregos aquele sentido da pequenez do homem, que os levasse a ver-se como grãos de pó no infinito. Ao contrário, era natural para eles conceber-se como seres à parte no mundo, auto-subsistentes; os gregos se aventuraram a destacar-se da sua própria experiência e a julgar o seu comportamento em contraste com aquela experiência. A capacidade de fazer tal abstração e antítese pode parecer pouco,