a politica educacional no Brasil
Inicialmente a LDB seria algo para ter apenas uma interpretação, só que a mesma confunde e da margem para vários tipos de interpretações, tendo em vista que se trata de uma tentativa da normatização pedagógica de cima para baixo, sendo que o obvio e mais coerente devia ser o contrario, afinal não é possível determinar uma realidade a qual não se tem uma compreensão plena.
Os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral.
Como desenvolver estudos que fundamentem praticas pedagógicas, que possam contribuir para a materialização da escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas?
1- Formação humana integral deve ser voltada a construção do pensamento do individuo, não como alguém que não saiba, mas como alguém que já possui conhecimento prévio e necessita de um direcionamento que perpassa pelo âmbito, não só da escola, devendo ter sensibilidade para perceber que esta formação vai ´´para alem dos muros da escola´´(Boudie, 76). Afinal, a primeira educação inicia-se no âmbito familiar, seguindo esta mesma premissa, o âmbito social do individuo, estando na ultima ponta, a escola, sendo que esta mesma nunca foi pensada para a classe dominada, mas sempre foi velada e pensada para a classe dominante, classe essa que em raras ocasiões, passa por uma escola publica.
2- No entanto a linguagem didático-pedagógica é pensada por esta classe. Supostamente esta mesma classe, pensa conhecer esta realidade, o que é um equivoco, pois a realidade da educação do ensino médio vai para alem dos muros da escola.
3- A verdadeira educação integral tem de ser pensada em seu aspecto familiar, cultural, religioso e social, de cada sujeito de forma individual e não de forma coletiva, pois ´´toda unanimidade é burra´´.
4- Sendo os PCN`S uma forma de pensar a educação ultrapassada, pois a mesma não deve ser pensada como um todo, mas como a