A Piramide Alimentar
Desenvolvida por nutricionistas americanos e aprovada pelo Conselho Mundial de Saúde, a Pirâmide Alimentar estabelece a importância de cada alimento em nossa dieta e a quantidade a ser ingerida diariamente, informa a Hortifruti, empresa especializada em distribuição de alimentos. Segundo a pirâmide alimentar, frituras e doces são os alimentos que devemos comer em menor quantidade (cerca de 5%) e, portanto, ficam no topo da pirâmide. A Hortifruti esclarece que a dieta mais indicada começa pelos grãos, cereais, pão, arroz e massa, que devem corresponder a 50% do que comemos, vindo em seguida as frutas, as verduras e os legumes, em 30% de nossas refeições. Já as proteínas e o leite e seus derivados vêm em terceiro lugar, correspondendo a 15%, de acordo com a pirâmide alimentar.
Em linhas gerais, uma dieta normal é de 2.000 calorias – sendo o consumo mínimo de 1.600 e o máximo de 2.800 calorias. Sob estes parâmetros, uma faixa ideal de consumo de alimentos recomendada pela RDA é de:
Grupo dos pães, cereais, arroz e massa: de 6 a 11 pequenas porções por dia.
Grupo dos vegetais: de 3 a 5 pequenas porções por dia.
Grupo das frutas: de 2 a 4 pequenas porções por dia.
Grupo dos leites, iogurtes e queijos: de 2 a 3 pequenas porções por dia.
Grupo das carnes, aves, peixes, grãos, ovos e nozes: de 2 a 3 pequenas porções por dia.
Grupo dos graxos, óleos e doces: usar muito moderadamente.
Estes últimos, que são os óleos, coberturas de saladas, cremes, manteigas, açúcares, refrigerantes, doces e sobremesas, são complementos que, em matéria de nutrição, fornecem apenas calorias e nada mais, informa a RDA.
Valores diários de referência, com base em uma dieta de 2000 calorias
Valores diários de referência são um conjunto de medidas de gordura total, gordura saturada, colesterol, carboidrato, proteína, fibra, sódio e potássio. Esses valores, conforme a RDA, podem ser usados como um guia para uma dieta saudável. Não são