Conferência de Bretton Woods
A Conferência de Bretton Woods foi uma convenção pós II Guerra, que reuniu 730 delegados de 44 nações aliadas, em Julho de 1944, na cidade de Bretton Woods. Dentre os motivos, estava a Grande Depressão de 1929.
Seus objetivos eram: reestabelecer a ordem monetária internacional; reerguer o Capitalismo, que muito sofreu com as duas grandes guerras, e abrir portas para a criação dos órgãos que controlam a política e a economia internacionais. A conferência também definiu que os valores das moedas seriam definidos com base no dólar.
O FMI, Fundo Monetário Internacional, foi criado para servir como um fundo de garantia, que seria usado pelos países membros em caso de necessidade (como fez o Brasil), o que manteria as taxas cambiais. O BIRD (agora Banco Mundial), também foi criado para garantir liquidez na economia.
A Organização das Nações Unidas
Foi proposta em 1942, na Declaração das Nações Unidas (estranhamente, uma declaração de guerra); e criada em 1945 (ironicamente), por causa do horror causado pelas duas grandes guerras. A Organização é quem controla as entidades criadas pela Conferência de Bretton Woods.
A ONU foi criada, de acordo com os mesmos preceitos da Liga das Nações (organização similar criada ao final da I Guerra), ou seja: garantir a paz, criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
A Organização das Nações Unidas fez muitas coisas. Ela criou o Estado de Israel, um país judeu, assim como possibilitou a várias outras nações conseguirem sua soberania. A ajuda a refugiados é possibilitada não só pela Cruz Vermelha, como também pela ONU. Ela possibilitou dissolver inúmeras ditaduras, além de ter um órgão jurídico internacional (o Tribunal de Haia). E, exceto pelos conflitos envolvendo a Guerra Fria a Guerra do Iraque e guerras civis e conflitos religiosos,