A pessoa de Jesus
O estudo da pessoa de Jesus se reveste de grande importância, decorrente da sua ligação com o Cristianismo, e com a vida de todos quantos nele creem e esperam. Neste ponto Jesus se distingue dos fundadores das grandes religiões conhecidas no mundo de hoje.
JESUS
O nome Jesus é a forma grega do nome hebraico “Yehoshua” que significa Josué, e é o nome completo de Jesus (transliterado ao grego fica “Yeshua”). Que é equivalente em português ao nome Jesus que significa “Deus é salvação”.
O nome é também considerado por muitos como sendo o nome hebraico ou aramaico de “Jesus”. Neste sentido o nome é usado principalmente pelos cristãos em Israel, e na tradução hebraica do NT, como alternativa para a ortografia utilizada pelos rabinos. Em outros países Yeshua é usado principalmente pelos judeus-messianicos.
O nome “Yeshua” deriva-se de uma raiz hebraica formada por quatro letras (Yod, Shin, Vav, Ayin) que significa “Salvar”.
Que está inteiramente de acordo com a interpretação dada pelo anjo em Mateus 1:21; “E dará á luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo de seus pecados”.
CRISTO
O nome Cristo não é do mesmo tipo que Jesus. Jesus é o nome pessoal do Salvador, Cristo é um “titulo”. Como outros títulos- Presidente, Primeiro Ministro, Membro do Parlamento e congressista.
“Ele descreve a posição e a obra que Jesus tem no Reino de Deus.”
Por essa razão, Jesus é algumas vezes chamado de o Cristo da mesma forma como alguém poderia ser chamado de o Presidente. A diferença é que Cristo é único. Nunca houve, nem haverá outro Cristo.
Cristo significa “ungido” (Messias significa o mesmo, e é o equivalente veterotestamentário do nome de Cristo). Ele se refere ao fato que Jesus foi especificamente apontado e ordenado por Deus para fazer a obra do reino de Deus. Ele foi publicamente ungido com o Espirito Santo no tempo e seu batismo (Mt 3:16). Assim como predito em Isaias 61:1-3, onde sua obra como o ungido é descrita