Jesus revela sua compaixao pelas pessoas
TEXTO BÍBLICO: Mateus 9.35 a 38.
Jesus é apresentado na Bíblia Sagrada e a sua identidade se constrói a partir de afirmações como: 1) ele é o homem perfeito; 2) ele é o Messias prometido a Israel; e, 3) ele é Deus encarnado, ou seja, o Deus que se esvazia e toma a forma humana.
Jesus é o homem perfeito; Jesus é o Messias prometido a Israel; e, Jesus é Deus encarnado.
Quando ele inicia o seu ministério público, quando ele começa a andar pelas cidades curando as pessoas, expulsando demônios, ensinando nas sinagogas e pregando as boas notícias do Reino de Deus, ele deixa claro e é muito evidente que ele, Jesus, está plenamente consciente da sua identidade.
Ele afirma: eu sou o Messias; eu sou o Filho de Deus; eu sou um homem absolutamente rendido ao Espírito do Senhor que me ungiu, me deu autoridade, e me capacitou para ser o que eu sou e fazer o que eu faço.
Quando Jesus assim se pronuncia ele compra uma grande briga com todos os seres humanos do seu tempo e na verdade nós sabemos hoje que Jesus compra uma briga com toda a história.
Jesus está dizendo eu sou maior do que tudo e do que todos!
Alguém perguntaria assim: o Senhor é maior que a tempestade? Ele responderia: Sim! Eu sou maior que a tempestade. Eu acalmo os mares e os ventos me obedecem! Eu faço que os cegos vejam, os mudos falem, os surdos ouçam!
Perguntariam ainda: Mas, o Senhor é maior que as doenças e as enfermidades? Ele responderia: Sim! Eu sou maior que as doenças e enfermidades!
Perguntariam também: Mas, você é maior que os espíritos imundos? Ele responderia: Sim, eu sou! Ele responderia: Todos os espíritos imundos me obedecem, dizia Jesus.
Será que você é maior do que Roma, do que César? Sim, responderia ele. Eu sou maior do que Roma e maior do que César. Isto porque, Roma e César terminarão seus dias afogados pelo mar da Galiléia.
Alguém diria: Mas, você não é maior do