Tomé
PRÓLOGO
Estas são as sentenças ocultas que o Jesus vivo pronunciou e Judas Tomé, o Gêmeo registrou.
1 E ele disse: "Quem quer que descubra a interpretação destas sentenças não provará a morte".
2 Jesus disse: "Que aquele que procura não deixe de procurar até que encontre. Quando encontrar, ficará perturbado. Quando estiver perturbado, ficará maravilhado e dominará tudo".
3 Jesus disse: "Se seus lideres lhes dizem: 'Vejam, o reino está no céu', então os pássaros do céu os precederão. Se lhes dizem: 'Está no mar', então o peixe os precederá. Antes, o reino está dentro de vocês e está fora de vocês".
"Quando vocês se conhecerem, então serão conhecidos, e compreenderão que são filhos do pai vivo. Mas se não se conhecem, então vivem na pobreza e são a pobreza".
4 Jesus disse: "A pessoa na velhice não hesitará em perguntar a uma criancinha de sete dias sobre o lugar da vida, e essa pessoa viverá. Pois muitos dos primeiros serão os últimos e se tornarão um só".
5 Jesus disse: "Conheça o que está diante de sua face, e o que está oculto para você ser-lhe-á revelado. Pois nada há oculto que não seja revelado".
6 Seus seguidores perguntaram-lhe e disseram-lhe: quer que jejuemos? Como devemos rezar? Devemos dar esmolas? Que tipo de alimentação devemos observar?"
Jesus disse: "Não devem mentir e não devem fazer o que odeiam, porque todas as coisas são desvendadas diante do céu. Pois nada há oculto que não seja revelado, e nada há encoberto que permaneça velado".
7 Jesus disse: "Feliz é o leão que o ser humano comerá, pois assim o leão se torna humano. E tolo é o ser humano que o leão comerá, e o leão se tornará humano".
8 E ele disse: "A humanidade é como um pescador sábio que lança sua rede ao mar e a tirou do mar cheia de pequenos peixes. Entre estes o pescador sábio descobriu um peixe grande e excelente. Jogou os, peixes pequenos de volta ao mar e sem dificuldade escolheu o peixe grande. Quem quer que tenha ouvidos para ouvir