A pesquisa no ensino
TURMA/DISCIPLINA: PRR- ME QUI 2- A pesquisa no ensino de Química – O professor pesquisador
Aluno: Joel Silva Brito
Cidade/UF: Perolândia-GO . Telefones: (64) 9254-7078. e-mail: Joel_quimico2008@hotmail.com
Atividade nº 1 – Elabore um texto comentando a afirmação:
Temos participado de maneira ativa das reformas propostas para o ensino de Química ou continuamos fazendo uso de fórmulas obsoletas para difundir o conhecimento?
Nas Últimas décadas o ensino de Química vem passando por uma transformação curricular, isso devido a mudança das funções do Ensino Médio que antes era somente preparar os alunos para o prosseguimento dos estudos e habilitá-los para uma profissão técnica. Depois da nova LDB (Lei 9394/96), o Ensino Médio tem como função primordial o pleno desenvolvimento do aluno e prepará-lo para a vida (cidadania) e para o trabalho.
Todas as mudanças que presenciamos na educação atualmente são conseqüências da evolução de nossa sociedade, nos tornamos um povo mais desenvolvido tecnologicamente e isso nos exige uma formação diferenciada. As necessidades dos nossos alunos são diferentes das nossas necessidades quando alunos. Diante disso, percebe-se a importância de se rever a formação escolar dos cidadãos brasileiros e dos profissionais que irão formá-los.
Por estarmos passando por um período de intensas transformações estamos vivendo um período de indefinições quanto a nossa prática pedagógica. Precisamos nos adequar para atender as novas demandas da educação, contudo nos deparamos com certas dificuldades: a maioria dos profissionais da educação foram formados na forma tradicional de ensino; grande parte dos professores estão com sobrecarga de trabalho, o que dificulta a sua reciclagem e até mesmo o preparo de suas aulas. Além disso, a remuneração desses trabalhadores não contribui para o seu aperfeiçoamento profissional.
Portanto,