Ensino e pesquisa
O tema em destaque nos chama a atenção para um trabalho pedagógico necessário, com interesses específicos e didáticos diferenciados para o portador de deficiência. Por atuarmos no campo de estágio, vivenciamos a relação inclusão/professor e lidamos com situações adversas a estas. Com isto surgem indagações sobre o tema “inclusão”, no seu sentindo amplo e do específico, o aluno com deficiência.
Sabemos que a educação inclusiva é importante para a prática escolar, mas também o é na formação de professores, por despertar no meio educacional interesse, compromisso e entusiasmo, a saber: de que maneira o sistema educacional se compromete efetivamente a responder com qualidade e eficiência às necessidades educacionais de todos, em especial os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais (alunos de inclusão).
A educação inclusiva é vista de diferentes enfoques por docentes e profissionais ligados á área , apresentam definições que ora se aproxima dos princípios de integração , ora se refere a orientação inclusiva. As principais dificuldades enfocadas pelos profissionais para realização da inclusão se dá pela falta de formação especializada e de apoio técnico no trabalho com alunos de inclusão .
Há uma necessidade de que os docentes e gestores sejam consultados e participem das mudanças e transformações . suas experiências são fontes de informações relevantes acerca da realidade escolar é precisam ser levados em consideração no momento em que os órgãos governamentais decidem os rumos da Educação .
A pesquisa e importante na medida em que poderá expor a necessidade de redefinição dos modelos de formação dos professores , com vista a contribuir para um prá tica profissional mais segura e condizente com as necessidades de cada educando.
No Brasil , os diferentes enfoques da formação inicial e continuada para docência em
Educação Especial (EE) , bem como as políticas de operacionalização de seus serviços , estão sujeitos a