A perspectiva do jogo em sala de aula
Qual é a relação do jogo em uma sala de aula?
Muitas pessoas acham que o jogo é só uma maneira de deixar de dar aula e só fazer com que as crianças brinquem, mais quem pensa desse modo esta completamente enganado a seu respeito.
Com um jogo nos podemos ensinar os alunos de uma forma divertida e mais fácil para a compreensão da matéria dada.
Aprendendo com jogos, brincadeiras e brinquedos.
Huizinga descreveu que o jogo é uma atividade voluntaria, dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, com regras a serem seguidas, acompanhadas de um sentimento e de tensão e de alegria ,ele também ressalta a ponderação que as diferenças linguísticas relacionam-se com um valor social que tem o jogo em cada sociedade.
Como desenvolver aprendizagem através do brincar.
O jogo é expressão e condição do desenvolvimento devido ao fato de que cada etapa esta ligada a um tipo de jogo.
O jogo é um recurso didático valioso pelas seguintes razões. a) Corresponde a um impulso natural do aluno. b) Absorve o jogador de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. c) Mobiliza os esquemas mentais d) Integra as dimensões afetivas, motora e cognitiva da personalidade.
Em 1632 Comenius terminou de escrever sua obra DIDATICA MAGNA, na qual preconizava a utilização de um método “de acordo com a natureza” e recomendava a pratica de jogos, por causa de seu valor formativo.
Veremos a seguir alguns jogos e sua importância para o aprendizado na de aula. 1) Jogo da Amarelinha
Faixa etária: 3 a 5 anos
Material necessário: Desenhar uma amarelinha no chão, e uma pedra ou qualquer objeto semelhante.
Objetivo: Reconhecimentos de algarismos, sequência numérica, contagem e comparação de quantidades. Avaliação de força e distância. Regras do jogo: O jogador posicionado na casa inferno joga uma pedrinha na casa de número 1 e inicia uma sequência de saltos alternados com um pé nas casas simples e dois pés nas