Filosofia
1) O que é filosofia?
Na medida em que vivemos em sociedade, que transformamos a natureza, problemas surgem. A filosofia tem uma tradição de não conseguir chegar à respostas, porém, as respostas existem, o problema é que são diversas, e com caráter provisório, sempre irá se problematizar mais, sempre a discussão vai continuar.
A filosofia vai nos permitir refletir em cima de problemas fundamentais, essenciais, à nossa existência humana como indivíduos, em sociedade, no mundo.
1.1) Características do método filosófico
a) A reflexão é radical
Radical: ir à raiz; ao cerne do problema.
b) Rigor
A filosofia não observa de qualquer forma, deve-se saber construir argumento, contradições não são admitidas.
c) Global (ou de conjunto)
Seu olhar deve ser global, universal.
2) Filosofia do Direito
O objeto vai se preocupar, justamente, com os problemas intermediados e gerados pelo Direito.
Unidade II: John Rawls e o liberalismo igualitário
A obra de Rawls é tida como marco na filosofia contemporânea.
Ele não produz em cima do nada, uma vez que já se vive em um universo que muitas coisas já foram construídas. Rawls se refere à tradição, deixando em evidência em sua obra, principalmente, influências de Kant, em termos de filosofia.
Rawls consegue construir algo diferente do que estava sendo produzido em sua época, um processo de pelo menos 2 séculos.
Em sua época, em termos de filosofia e justiça, havia um embate entre o utilitarismo (preocupadas com a conseqüência da ação, sendo a conseqüência preferível a felicidade/prazer, qualquer ação para ser uma ação correta deve gerar o maior numero de prazer/bem estar para o maior número de pessoas, não importa como você fez, o que importa é o resultado; ex: X salva uma criança, por quê ele fez isso? para se livrar de algo ou para ter alguma recompensa? Pouco importa, o que importa é o resultado prático, que traga o menor custo-benefício; ex 2: panóptico de Jeremy Bentham – um