A PERCEPÇÃO DO TRABALHO PARA ADOLESCENTES INSERIDOS EM PROGRAMAS SOCIAIS
As abordagens estudadas sobre a adolescência, despertaram em mim um desejo de ampliar conhecimentos acerca deste tema. De outro lado, o trabalho tem sido considerado em nossa sociedade como uma das formas do homem se dignificar, se sentir útil e inserido no meio social. Sendo a adolescência um momento de ampliação do espaço vital da pessoa, quando irá escolher e preparar-se para as atividades do mundo adulto, acredito ser também de grande relevância estudar sobre o que pensa o jovem a cerca do trabalho.
O trabalho do ponto de vista capitalista é uma atividade produtiva, que leva o homem a ação, a produzir e reproduzir. Marx (1991) diz que o trabalho é a forma pela qual o homem tira sua subsistência necessária. Na civilização ocidental, normalmente, no momento da adolescência, as pessoas deverão dar uma resposta ao mundo em relação à ação produtiva. Se quando criança o mundo a nutria, o jovem deve participar do grupo nutridor.
A adolescência de acordo com Aurélio (2001) "É um período da vida do ser humano que começa com a puberdade e se caracteriza por mudanças corporais e psicológicas, estendendo-se aproximadamente dos doze aos vinte anos". O conceito de adolescência será desenvolvido em um capítulo a seguir. No entanto neste trabalho considera-se a adolescência como um processo de profundas transformações, não apenas corporais e psicológicas, mas também cognitivas e sociais.
O objetivo desse trabalho está voltado para a verificação da percepção de trabalho para adolescentes inseridos em um programa social de apoio e atendimento ao adolescente da cidade de Uberaba- M.G. Para o alcance desse objetivo o trabalho está organizado em alguns capítulos. Em um primeiro momento, para introduzir o trabalho estarei apresentando a metodologia e evidenciando a instituição "PROBEM"1, onde focalizei a amostra e consequentemente realizei a coleta dos dados, relacionando dialeticamente os dados colhidos pelas entrevistas, onde busquei compreender a percepção do