Danças Urbanas e educação
MARCOS ANDRÉ DURAND PEREIRA
DANÇA URBANA E EDUCAÇÃO
CORONEL FABRICIANO – MG
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
MARCOS ANDRÉ DURAND PEREIRA
DANÇA URBANA E EDUCAÇÃO
Artigo científico apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do titulo de Especialista em Politicas Públicas, Gestão e Serviços Sociais.
CORONEL FABRICIANO – MG
2014
DANÇA URBANA E EDUCAÇÃO
Marcos André Durand Pereira1
RESUMO
A dança é um ramo das artes que possibilita ao ser humano não somente uma consciência corporal, mas também uma percepção de cada um como ser integrante de grupo social. O presente trabalho norteia sua pesquisa na seguinte questão: Qual é a colaboração de trabalhos desenvolvidos na comunidade por meio da dança frente aos impasses relacionados à interação do filho, comunidade e escola? O objetivo deste estudo é mostrar que por meio da dança é possível a integração de adolescentes e jovens em uma sociedade participativa e igualitária, facilitando e empreendendo conhecimentos, respeitos sociais na vida e vivência na comunidade, escola e família destes jovens. A dança pode caracterizar-se como um elemento agregador à educação de jovens, abrindo seus horizontes quanto a questões não somente culturais, mas educacionais e sociais.
Palavras-chave: Dança Urbana e Educação.
Introdução
A dança é considerada uma modalidade artística que possibilita ao ser humano não somente o conhecimento motor de seu corpo, mas também uma percepção de cada um como ser integrante de grupo social, despertando valores em jovens e adultos que são estimulados através desta arte. De acordo com as diretrizes contidas na Carta de Ottawa (1986), através da dança é possível contribuir não somente para a melhoria do desenvolvimento emocional de um individuo, mas também na sua formação singular como