Projeto de pesquisa
O DESAFIO PELA INSERÇÃO DO JOVEM ENTRE 18 A 21 ANOS NO MERCADO DE TRABALHO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA.
Projeto de pesquisa apresentado ao
Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.
Orientador(a):
SANTO ANDRÉ
2010
Justificativa
Esta pesquisa tem como foco fortalecer as argumentações reforçando o recrutamento e a retenção de jovens talentos para as empresas, destacar as importâncias do programa de aprendizagem para inicio de carreira profissional e dar base científica às argumentações. Analisar um processo seletivo do começo até a inserção da turma, considerando o recrutamento através das inscrições, a formação da turma, o desenvolvimento da turma, a inserção no mercado e a permanência dos jovens no mercado efetivados.
Problematização
Os jovens são escolhidos através de um processo seletivo para participar de um treinamento sem vinculo empregatício. Após concluírem esta fase são inseridos através de uma seleção nas vagas das empresas. Os critérios de escolhas em todas as etapas são caracterizados pela idade entre 14 a 21 anos, região onde mora e escolaridade e renda per capta de meio salário mínimo por pessoa. A base teórica para a inserção parte da Lei 10097 e competências mínimas para atuarem nas respectivas atividades estabelecidas pelas empresas contratantes. A procura pela inserção no mercado através do programa de aprendizagem tem sido baixa pelos jovens maiores de 18 anos, nesta fase a cobrança pela responsabilidade na ajuda financeira em casa e a conquista da independência causa um impacto negativo quando observado a remuneração destes programas. O olhar financeiro dificulta a percepção da grande oportunidade em serem inseridos nas empresas de qualidade na situação vulnerável em que se encontram. Os adolescentes entre 14 a 17 anos tem aproveitado melhor esta oportunidade, a preocupação