Romantismo em portugal
Nas páginas que seguem, um relato sobre alguns momentos que foram decisivos para o surgimento da Escola Literária denominada Romantismo, bem como seus principais pontos, suas três gerações distintas, e seus principais autores.
Com um texto simples e direto, será demostrado de forma simplificada os aspectos desta escola que surgiu em meados dos anos 20 no Século XIX, mas que é lembrada e uma das mais admiradas nos dias de hoje.
ROMANTISMO EM PORTUGAL
Contexto Histórico
O Romantismo em Portugal surge num contexto sociopolítico. Nos anos posteriores às invasões francesas, Quando a Corte Portuguesa sai de Portugal e vem para Brasil na mesma época, os ideais independência ganhar força no Brasil. Na metrópole multiplicam-se as lojas maçônicas e germinam os ideais liberais. Nesse contexto de Independência os irmãos D. Pedro IV (defensor de uma constituição liberal) e D. Miguel (defendia ideias absolutistas) travavam grandes discussões D. Pedro IV reuniu um exército para enfrentar seu irmão, declara a independência do Brasil e se proclama imperador, como D. Pedro I
Conceito
O Romantismo, designa uma tendência geral da vida e da arte, um certo momento delimitado. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva, subjetiva, diante das coisas. Afinal, o pensamento romântico vai muito além do que podemos ver; procura desvendar o que estamos sentindo. O Romantismo não conta, faz de conta, idealiza um universo melhor, defendendo a ideia da expressão do eu-lírico, onde prevalece o tom melancólico, falando de solidão e nostalgia. (Corolina Lisboa)
Características
O Romantismo foi encarado como uma nova maneira de se expressar, enfrentar os problemas da vida e do pensamento.
Esta escola, repudiava os clássicos, opondo-se às regras e modelos, procurando a total liberdade de criação, além de defender a "impureza" dos gêneros literários. Com o domínio burguês, ocorre a profissionalização do escritor, que