Projeto A Percep O Dos Jovens
Empregabilidade pode ser compreendida como um conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa conquistar e manter um trabalho ou emprego. A empregabilidade também é uma busca constante de aperfeiçoamento do indivíduo e de seus conhecimentos de técnicas dentro da organização (Campos, 2011). Novas ideias sobre o modo como as pessoas aprendem estão a ser utilizadas para adaptar os sistemas de educação e de formação e melhorar as competências e a empregabilidade da força de trabalho (Rodrigues, 2012).
Partindo desse pressuposto pode ser entendido que qualquer indivíduo que trabalhe, aprende a sua função para que sua profissão seja reconhecida e seu desempenho melhore a cada dia através de sua experiência na função que exerce.
O jovem aprendiz uma vez contratado, no cumprimento das 933 horas práticas, seguirá um cronograma para realizar suas funções desde que seja compatível com a proposta do programa, onde o mesmo é inserido como parte do processo de aprendizagem e não do caráter produtivo da empresa (Calazans, Sousa & Fischer, 2014).
E para que esses jovens entrem no mercado de trabalho é de grande importância à empregabilidade, pois requer dos adolescentes um grau de atenção nas tarefas a serem cumpridas que seja estipulada pela empresa, pois eles estão em fase de aprendizagem e é de suma importância que possam descobrir suas habilidades por meio das experiências de outros profissionais, assim ganham conhecimento e podem ter um leque de opções para sua carreira futura. Pois no mundo em que vivemos o trabalho é uma atividade fundamental na vida