A Pele
A pele (ou cútis) é um órgão integrante do sistema tegumentar, um revestimento externo do corpo. Tem como principal função proteger as partes internas do meio externo. Além disso, a pele tem outras funções como: reserva de nutrientes, regulação da temperatura somática, e ainda contém terminações nervosas sensitivas.
A pele é o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Geralmente tem uma espessura de 2 a 4 mm nas palmas das mãos e na planta dos pés, e de 4 mm no couro cabeludo, de um adulto. O peso da pele também varia de 200g num bebê a 4 kg no adulto.
A pele tem como objetivo defender, proteger, e é responsável pela termorregulação e pela percepção. Não é totalmente eficaz, mas ajuda a nos proteger contra doenças.
A pele é praticamente igual em todos os grupos étnicos humanos. Há algumas pequenas variações, como por exemplo, nos indivíduos de pele escura, onde os melanócitos produzem mais melanina do que indivíduos de pele clara, porém mesmo assim o número é semelhante.
A pele apresenta duas camadas, a derme e a epiderme. E logo abaixo da derme, encontramos a tela subcutânea, ou hipoderme, que é uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Além disso, há vários órgãos anexos como glândulas sudoríparas e sebáceas, folículos pilosos, etc.
EPIDERME: esta é a camada superficial da pele, e é constituída pelo epitélio (tecido de revestimento da pele). É uma camada com diferente profundidade, pois irá depender da região do corpo. Pés e mãos têm uma camada mais grossa, que chamamos de pele glabra por não possuírem pelos, e variam de 0,04mm até 1,6mm de espessura.
A epiderme possui células próprias, como queratinócitos, melanócitos, células de Langherans e células de Merkel. Sua célula principal é o queratinócito, que produz a queratina, uma proteína impermeável e resistente que tem como objetivo proteger.
A epiderme possui várias camadas:
-Camada Basal: é a camada mais profunda da epiderme, formada por células cúbicas que se dividem continuamente, e dão origem a