SLIDES MOTOR CORRENTE CONTINUA

547 palavras 3 páginas
TRABALHO DE COMANDO ELÉTRICO I
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Neste trabalho apresentaremos os princípios de funcionamentos dos motores de correntes continua, composto, excitação independente, imã permanente e relações básicas, bem como as principais aplicações praticas, os princípios de funcionamento, as formas de acionamentos e o controle de velocidade dos motores citados. Os principais componentes de um motor de corrente contínua são:





Estator ou Campo;
Rotor ou Armadura;
Comutador ou Coletor.

ROTOR

COMUTADOR

Os motores de corrente contínua de pequeno porte são muito utilizados em brinquedos e equipamentos portateis pelo fato de poderem ser acionados por meios de pilhas e baretias. São também muito comuns em veículos (motor de arranque, limpador de pára-brisas, etc.) Na indústria, é usado para acionar cargas que precisam ter sua velocidade alterada de forma controlada dependendo do processo.

Motor CC Série
O motor série gira lentamente com cargas pesadas e muito rapidamente com cargas leves.
Nunca devem funcionar sem carga, e raramente são usados com transmissão por correias, em que a carga pode ser removida.

Motor CC com Excitação Composta
O enrolamento de campo é composto por um enrolamento com muitas espiras de fio fino, ligado em paralelo com o enrolamento de armadura, e outro com poucas espiras de fio grosso, ligado em série com o enrolamento de armadura.

Motor CC com Excitação Indepedente
No motor com excitação independente o enrolamento de campo é conectado a uma fonte de tensão independente e o enrolamento de armadura é conectado a outra fonte, não tendo nenhuma ligação entre os dois enrolamentos.

Motor CC Imã Permanente
Imã permanente é aquele que sempre tem campo magnético, e é feito de aço magnetizado, a fim de manter permanentemente seu poder magnetico.

Os acionamentos em corrente contínua são geralmente os que apresentam os maiores benefícios, também em termos de confiabilidade, operação amigável e dinâmica de controle.

Os

Relacionados