A PEDAGOGIA SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Pedagogia Social e Empresarial. Pedagogia 7º período.
PAPEL DAS REDES SÓCIO-EDUCATIVAS
A ideia das redes sócio-educativas coloca-se na perspectiva de criar outra cultura do educar-formar, que começa na escola, mas que se expande para desenvolver os potenciais da comunidade. Esta visão compreende que os espaços sociais são ambientes de aprendizagem e que o sujeito precisa reconhecer nestes lugares, tais quais: parques, clubes ou cinemas como espaços educativos. Também compreende que os sujeitos estão em formação e construção permanente, buscando uma educação criativa e participativa, voltada a reflexão crítica e autônoma do mundo.
Nas redes sócio-educativas promove-se o encontro de modos diferentes de existir, esse encontro nos conduz à diálogos possíveis e para a busca de uma educação integral e integradora. A construção destas redes, ou seja, da relação dialógica entre a escola e a comunidade permite que os processos educativos sejam pensados e discutidos através da mobilização social. Nesses projetos a escola ocupa uma posição central, porém há fluxo de saberes e informações com as outras instituições de educação não formal.
Com esta forma de interação a educação se torna instrumento de DEMOCRACIA e pode efetivar a construção de condições para a CIDADANIA.
Educar para a cidadania é possibilitar ao ser - humano entender a sociedade e participar de suas decisões. Vale ressaltar que não se trata apenas de uma proposta de sair da escola, não se pretende sair dela para aprender conteúdos curriculares em outro lugar, talvez com aparência mais atrativa, significa ir além e conquistar as possibilidades.
A educação integral, portanto não se restringe a quantidade de tempo que a criança passa na escola, mas a possibilidade de interação com outras ações educativas, culturais e lúdicas da comunidade. É a oportunidade de a criança circular pela sua cidade e ampliar seu repertório