A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO CRIATIVO
Há concepções pedagógicas que concebem a ideia de que a pedagogia voltada à criatividade prepara o aluno para ser e estar no mundo de forma participativa e autônoma.
Nas aulas de Educação Física ,o professor induz ao aluno a promover o conhecimento de produzir-criar ou recriar- um movimento corporal que conote um sentido ou significado que vem de encontro com as atividades,seja ginástica,dança, jogo, esportes e outros.
Segundo Bermam (1976) a criatividade envolve a pessoa em sua totalidade. A criatividade é a habilidade de todo ser humano de produzir qualquer tipo de resultado, novo e desconhecido para quem o produziu. No ato de criar as emoções, as capacidades cognitivas e os processos corporais que são inseparáveis e se manifestam durante a realização de algo significativo.
Vitor Marinho de OLIVEIRA (1990, p.92) Ele evidencia que atuar com criatividade è manifestar alto grau de inteligência.´´Através da criatividade as pessoas encontram-se consigo mesmas,ao mesmo tempo que se habilitam a estabelecer relações com o meio ambiente``.
Celi TAFFAREL (1985,pp.10,11) faz observação no sentido de a escola não tem favorecido a criatividade:
A escola tem sido duramente criticada pelo fato de inibir a criatividade de professores e alunos através de imposição de padrões imutáveis,estruturas administrativas antidemocráticas e autoritárias.
Cabe portanto, ao professor uma parte das iniciativas, no sentido de inovar ou renovar o contexto de ensino,para assim com que seus alunos desenvolver comportamentos que contribuirão para a produção criativa.
Maria Salim GONÇALVES ( 1994,p.128) aborda os pontos positivos da criatividade como processo pedagógico que forma pessoas críticas ,interventoras sociais,que vão agir para a transformação da realidade:a educação transformadora incentiva o desenvolvimento da criatividade.Nossa sociedade,em constante transformação,exige que as pessoas sejam flexíveis e criativas ,abertas para uma compreensão da