TRAB EM GRUPO ABAPURU
1597 palavras
7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOPEDAGOGIA
CRISTIANI APARECIDA NARESSI
CRISLAINE DE SOUZA LOPES
CLEUSA APARERCIDA BAGGIO TERLÃN
MAGDA REGINA BARREIROS SERAFIM
ARTES
CEREJEIRAS-RO 2014
CRISTIANI APARECIDA NARESSI
CRISLAINE DE SOUZA LOPES
CLEUSA APARERCIDA BAGGIO TERLÃN
MAGDA REGINA BARREIROS SERAFIM
ARTES
Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a matéria de arte educação e musica, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação prática pedagógica interdisciplinar- infância e sua língua,seminário interdisciplinar IV.
Prof. Edilaine Vagula, Marlizete Steinle Bona Laura Célia Cabral Cava, Rosely Montagnini, Cyntia Simioni
CEREJEIRAS-RO
2014
INTRODUÇÃO
Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Juntamente com Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Pancetti e alguns outros pintores, Tarsila; dona de referência bibliográfica invejável – creio que sobre ela e sua arte todos os aspectos importantes e menos importantes já tenham sido explorados – faz parte da própria história da arte moderna brasileira.
Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
A arte deve ser explorada de forma interdisciplinar, mesmo porque, na educação infantil, é impossível abordar um tema isolado, sem aguçar a curiosidade, entrar no mundo da fantasia e levar a criança a investigar detalhes de outros assuntos, abrindo um leque de aprendizagem.