A pecuária orgânica brasileira
O Pantanal instituido recentemente como ‘Reserva da Biosfera’, é uma planície periodicamente inundável, caracterizada pela presença de extensas áreas de camp os naturais, favorecendo a atividade pastoril, razão pela qual, a região tem sua economia voltada principalmente para a exploração extensiva da pecuária de corte. O Pantanal é formado por grandes propriedades privadas, cujo manejo tradicional da pecuária extensiva por cerca de 200 anos tem contribuído para a conservação dessa região única no mundo.
Sistema produtivo promove a sustentabilidade ambiental
A produção orgânica é um modelo de gerenciamento total do processo produtivo dos alimentos visando promover e preservar o meio ambiente, a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, a produção orgânica enfatiza o uso de práticas de manejo, abrangendo a administração de conhecimentos agronômicos, biológicos e até mesmo mecânicos, excluindo a adoção de substâncias químicas ou outros materiais sintéticos.
Uma das vertentes que vem crescendo no país é a pecuária orgânica. Esse sistema produtivo prega, de acordo com a WWF-Brasil, uma das principais organizações especialistas, valores de sustentabilidade ambiental, como o cumprimento obrigatório da Legislação Ambiental e do Código Florestal Brasileiro, a preservação das nascentes, das matas nas margens dos rios e nas encostas de morros, a proibição do uso de fogo no manejo de pastagens e a proibição do uso de agrotóxicos, entre