A paixão de conhecer o mundo
Vamos utilizar o filme e o texto para descrever a diferença a diferença existente na Educação entre Classes Sociais X Cultura das escolas. No filme iremos destacar o depoimento de professores e alunos à respeito da educação.
O filme do diretor João Jardim “Pro dia nascer feliz” apresenta vários depoimentos de adolescentes e professores de escolas particulares e públicas de várias regiões do país. Um grave problema perceptível em qualquer classe social de acordo com o filme é o fato de que os pais e alunos por alguma circunstância não se interessam pela educação em alguns aspectos. Por exemplo, às vezes, os pais nem podem acompanhar os filhos diariamente devido ao trabalho entre outros e isso prejudica o trabalho do professor. É essencial o acompanhamento na vida escolar do filho e ajuda nas dificuldades expostas no dia a dia em sala de aula.
Entre eles o depoimento de uma adolescente nos chama muita atenção. Ela gosta muito de lê e escreve poemas maravilhosamente onde os professores desconfiam que não os escrevam, mas é a própria que compõe os poemas, é inteligente e gosta muito de estudar até os pais relatam o quanto a filha é dedicada.
Nesses poemas retrata bem o que passa em sua vida. Tem vontade de fazer muitas coisas, mas não tem uma estrutura na família onde possa ser ajudada.
As condições precárias das escolas públicas como retrata um depoimento de uma professora falando que nem água encanada a naquela escola. Outras escolas onde os professores faltam com frequência e os alunos são dispensados alguns ficam meses sem uma disciplina pela ausência do professor.
A cultura desses alunos a maioria das vezes é difícil de compreender-se.
Diferente do depoimento de outra adolescente que estuda em escola particular e quase não tem tempo para distração. Cobra-se muito e dedica praticamente o seu tempo para o estudo. É cobrada também pelos pais que de alguma forma influência, afinal a escola