Escassez e suas consequencias
A escassez surge em virtude das necessidades humanas infinitas. Como empregar recursos produtivos limitados para satisfazer as necessidades humanas que são ilimitadas? Em qualquer sociedade os fatores de produção são escassos, porém as necessidades humanas são ilimitadas sempre se renovam, por causa do próprio crescimento populacional e dos padrões de vida. Independente de o país ser autossuficiente nenhum deles tem recursos necessários para atender todas as necessidades humanas. Os fatores de produção mão-de-obra, matéria-prima, capital e recursos naturais, são escassos em qualquer sociedade, não há como atender toda a população.
PALAVRA-CHAVE:
O Que e Quanto produzir, Como produzir, e Para quem Produzir?
INTRODUÇÃO:
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer ás necessidades humanas.
DESENVOLVIMENTO:
A economia pode ser definida também como uma ciência social que utiliza a estratégia e o planejamento para que um país cresça utilizando os seus vários recursos escassos para satisfazer as necessidades humanas ilimitadas.
O objeto do estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos.
Vivemos em uma sociedade onde cada instante deparamos como aquelas imensas vitrines com novos lançamentos de produto. Muitos dizem que é a “moda do momento”, outros, é a “Tendência de Mercado”. Entretanto nada mais é do que o grande excesso do crescimento (avanço) tecnológico exigidos por nós mesmos.
Os problemas econômicos são originados da escassez dos recursos de produção, e podemos colocar como um dos problemas fundamentais na economia, “as necessidades humanas”, que por ter suas necessidades ilimitadas, não podem ter estas necessidades satisfeitas, seja ela um bem material (bens em que se