A origem e a natureza do homem
A origem e a natureza do homem suscitam os mais diversos questionamentos. Há respostas para todos os questionamentos? Por certo que não, há toda uma complexidade a permear o ser humano, há a sua vida social, quase tão antiga quanto à própria humanidade, entretanto, o estudo da sociedade como saber científico, só emergiu em meados do século 19 na Europa. Há também tantas outras questões, envolvendo sua constituição física e espiritual e sua inserção no meio ambiente com todos os fenômenos explicados pela filosofia e pela ciência, outros explicados pela filosofia e não recepcionados pela ciência. No que tange à pessoa do homem como ser, talvez as maiores interrogações povoem o campo da metafísica, entendendo eu, estar também ligado a aspectos metafísicos áreas de interesse do ser humano como instinto, sentimentos, existência, cultura e religião e outros. Dessa forma, apresento a seguir um resumo daquilo que absorvi do livro: O Homem Quem é Ele? do autor BATTISTA MONDIN.
O HOMEM, QUEM É ELE?
Para se compreender o homem, antes de tudo, se faz necessário a compreensão da sua constituição física. Duas considerações diferentes a serem aplicadas no estudo da corporeidade humana. Uma podemos chamar de método científico, que é uma forma de investigação da natureza que não leva em consideração superstições ou sentimentos religiosos. O outro é o método experimental, aquele que se apóia nos fatos da experiência.
É obvio que mesmo com toda a investigação já realizada ao longo da história da humanidade, mesmo em se usando todas as formas, maneiras e métodos possíveis, acerca do homem, entendemos que em virtude da complexidade com que este é constituído, tanto física como espiritualmente, o conhecimento adquirido ainda é muito limitado. Entretanto, aquilo que já conhecemos nos aponta para um mecanismo dotado de uma capacidade impressionante de aperfeiçoamento. Não vou aqui descrever nominalmente os órgãos que estruturam a constituição física do homem,